Truques para Comer Menos

5 truques estranhos comprovados pela ciência para comer menos calorias (automaticamente)

Artigo por Mike Geary, Personal Trainer Certificado, Especialista em Nutrição Certificado
Autor dos best sellers 101 Alimentos Antienvelhecimento & Cozinha Queima Gordura


Como Comer Menos Comida

Eu descobri a maioria desses cinco truques (que são comprovados para ajudarem a comer menos comida e menos calorias em geral) enquanto lia um livro fascinante recentemente, chamado 59 Seconds, por Richard Wiseman. Eu acho que você o acharia bem útil, se você estiver procurando controlar seu consumo calórico e reduzir sua gordura corporal.

Esses truques foram testados em estudos científicos e são rápidos e fáceis de implementar. Eu os achei MUITO interessante...

Truque n°1 para Comer Menos

Vários estudos provam que o tamanho da tigela, prato ou colher que você usa pode influenciar diretamente na quantidade de comida e calorias você consome.

Richard Wiseman, no livro 59 Seconds, fala sobre um estudo conduzido onde os convidados de festas recebiam aleatoriamente tigelas de 0,5 ou 1 quilo e colheres de 56 ou 85 gramas, e recebiam permissão para tomarem quanto sorvete quisessem. Foi descoberto que os convidados que recebiam as maiores colheres e tigelas haviam comido 14 e 31% mais sorvete respectivamente, do que as pessoas que estavam usando colheres ou tigelas menores. Interessante, não?

Truque para Comer Menos - Tamanho do Prato e Talher

Outro estudo, conduzido na Universidade da Pensilvânia usou uma tigela de M&Ms que fora deixada no corredor de um edifício. Um sinal próximo à tigela dizia para as pessoas para se servirem com os M&Ms. Alguns dias, uma concha do tamanho de uma colher era usada nos M&Ms e em outros dias, uma concha maior era usada na tigela. Os pesquisadores descobriram que a concha maior fazia com que as pessoas pegassem o DOBRO da quantidade de M&Ms em média, comparadas com as pessoas que haviam usado a concha menor.

Eu também já vi estudos referenciados no passado que mostraram que as pessoas que usavam pratos maiores consumiam mais calorias do que aquelas que usavam pratos menores.

A lição – Use pratos, tigelas e talheres menores e você pode inadvertidamente reduzir seu consumo de calorias. Isto também significa dizer NÃO ao segundo ou terceiro prato!

Truque n°2 Para Comer Menos

Truque para Comer Menos - Velocidade em que você Come

Você provavelmente já ouviu falar antes que comer mais devagar pode ajudá-lo a comer menos, porque isso dá tempo para que o sinal de saciedade chegue ao seu cérebro e assim cancele o seu apetite antes de você comer demais.

Porém, este estudo abaixo descobriu uma mudança nisso!

De acordo com o Sr. Wiseman, no livro 59 Seconds, um estudo no Centro de Pesquisas Biomédicas de Pennington fez com que participantes acima do peso comessem uma refeição em 3 velocidades diferentes:


  1. sua taxa normal
  2. metade de sua taxa normal
  3. sua taxa normal no começo, seguido por metade de sua taxa normal (combo normal-devagar)

Os resultados foram interessantes... Comer em uma taxa menor fez com que os homens comesse menos, mas não as mulheres (isso é estranho!). Porém, o 3° grupo combinou o ritmo normal no começo com a taxa mais lenta depois, e isso fez com que ambos os homens e mulheres tivessem uma grande redução em seus apetites e comessem menos. Foi descoberto que o combo normal-devagar era mais efetivo do que o grupo que comia apenas devagar. Por quê? Eu não faço ideia, mas estes são resultados interessantes!

O Sr. Wiseman disse que a lição aqui para comer menos é “começar em sua velocidade normal, mas depois saborear cada mordida”.

Truque n° 3 Para Comer Menos

Truque para Comer Menos - Distância do Chocolate

De acordo com o livro 59 Seconds, uma série de experimentos conduzidos nos escritórios compararam colocar chocolates diretamente nas mesas das pessoas VS colocar os chocolates a 1,8 metros de distância. Em outro experimento, os chocolates foram colocados em jarros transparentes ou opacos. Quando os chocolates foram colocados nas mesas das pessoas, ao invés de a 1,8 metros de distância, as pessoas comiam em média 6 chocolates a mais por dia por pessoa. Além disso, os chocolates nos jarros transparentes eram comidos 46% mais rapidamente do que os dos jarros opacos.

Isso apenas mostra que... o que os olhos não veem, o coração não sente! Como vocês já devem saber, eu recomendei nunca ter porcarias em sua casa... dessa forma, você nunca ficará tentado por ela e você será forçado a comer apenas comidas saudáveis... mas então, você pode usar suas refeições livres nas semanas para comer porcarias em um restaurante. Dessa forma, as porcarias nunca estarão na sua casa!

Truque n°4 Para Comer Menos

Este truque foi relatado baseado em um estudo na Geórgia Tech. O estudo praticamente descobriu que as pessoas tendem subconscientemente a comerem porções maiores de comida quando o seu prato é da mesma cor que a comida.

Isto parece uma associação estranha, mas lembre-se de que muitas dessas coisas são subconscientes e nós não percebemos que estão acontecendo. Neste estudo em particular, os cientistas teorizaram que menos contraste de cor entre o prato e a comida faz com que o cérebro se esforce mais para descobrir os tamanhos de porções apropriados. Mais contraste de cor entre o prato e a comida faria as pessoas comerem porções levemente menores subconscientemente.

Truque n°5 Para Comer Menos

Truque para Comer Menos - Longe da TV

Os estudos mostraram que as pessoas comem significativamente mais quando estão distraídas pela TV, filmes, jogos ou outras distrações. Em um experimento mencionado no livro 59 Seconds, as pessoas que estavam mais absorvidas por um filme comeram quantidades significativamente maiores de pipoca, comparadas àquelas que estavam prestando menos atenção ao filme.

Em outro experimento, as pessoas que prestaram atenção a uma história de detetive durante o almoço (sendo distraídas pela história), comeram 15% mais comida do que aquelas que se sentaram em silêncio durante seu almoço.

A lição – largue a TV e outras distrações e foque em sua comida! Aprecie cada mordida de sua comida e você naturalmente consumirá menos calorias enquanto aprecia mais sua comida.

Há coisas muito interessantes nesses 5 truques, não?

Mas cuidado...

Se você estiver comendo alguma das “comidas saudáveis” que eu mostro na próxima página, você pode estar CAUSANDO doenças cardíacas, diabetes, câncer e excesso de gordura abdominal.

Aprenda POR QUE e como evitar esses alimentos específicos. Você também aprenderá na próxima página o “acompanhamento” comum de origem vegetal que você pode estar comendo em restaurantes que foi comprovado que causa ataques cardíacos em um estudo...


Próxima Página