A Gordura Abdominal em Excesso Não Só é Feia, Como Também Extremamente Perigosa Para a Sua Saúde – Isto é Mais do Que Uma Questão de Vaidade!

A diferença entre a gordura subcutânea e a mais mortal “gordura visceral”... E também os passos simples para REMOVER esta gordura permanentemente

Artigo por Mike Geary, Personal Trainer Certificado, Especialista em Nutrição Certificado
Autor dos best sellers: Cozinha Queima Gordura
& 101 Alimentos Antienvelhecimento


Gordura Abdominal em Excesso

Embora esta imagem retrate um homem extremamente acima do peso, este artigo se aplica aos tipos perigosos de gordura dentro dos corpos de homens e mulheres... e esta discussão também se aplica até mesmo se você tiver apenas uma pequena quantidade de gordura em excesso na barriga.

Você sabia que a grande maioria das pessoas hoje em dia possui gordura abdominal em excesso? É verdade – até 70% da população de alguns países “ocidentalizados” como os Estados Unidos e Austrália é agora considerada como acima do peso ou obesa. A primeira coisa que a maioria das pessoas pensa é que sua gordura abdominal em excesso é simplesmente feia, que está cobrindo seus músculos abdominais, e que as deixam envergonhadas para mostrar o corpo.

Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que a gordura abdominal em excesso não só é feia, mas também um fator de risco perigoso para a sua saúde. Pesquisas científicas determinaram claramente que embora não seja saudável ter gordura corporal em excesso no corpo, também é particularmente perigoso ter gordura abdominal em excesso.

Há dois tipos de gordura que você tem em sua área abdominal. O primeiro tipo, que cobre os seus músculos é chamada de gordura subcutânea e fica diretamente abaixo da pele e em cima dos músculos abdominais.

O segundo tipo de gordura que você tem em sua área abdominal é chamado de gordura visceral, e fica mais profundamente no abdômen, embaixo de seus músculos e ao redor de seus órgãos. A gordura visceral também faz com que certos homens fiquem com uma “barriga de cerveja”, onde seu abdômen se sobressai excessivamente, mas ao mesmo tempo parece meio rígido ao toque.

Tanto a gordura subcutânea quanto a visceral na área abdominal são sérios fatores de risco para a saúde, mas a ciência mostrou que ter gordura visceral em excesso é ainda mais perigoso do que a gordura subcutânea. Os dois tipos de gordura aumentam bastante o seu risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, pressão alta, derrames, apneia do sono, várias formas de câncer e outras doenças degenerativas.

A gordura em excesso na barriga também foi associada em estudos com níveis mais altos da proteína C-reativa (CRP), uma indicadora de inflamação dentro do corpo que pode causar doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Parte do motivo da gordura visceral ser particularmente perigosa é que os estudos mostram que ela libera mais moléculas inflamatórias em seu sistema de modo consistente.

Um dos principais motivos pelo qual algumas pessoas acumulam mais gordura visceral do que outras pode ser por causa de uma dieta rica em carboidratos, que causa resistência à insulina ao longo do tempo (anos bombardeando o seu sistema com muito açúcar e amido para o seu pâncreas, que não consegue lidar com o excesso constante de açúcar no sangue)... e estudos mostram que o consumo alto de frutose, principalmente de xarope de milho rico em frutose pode ser um grande contribuinte para o excesso de gordura visceral.

Se você se importa com a qualidade de sua vida e das pessoas que você ama, reduzir sua gordura abdominal (incluindo a gordura visceral) deve ser uma de suas PRINCIPAIS prioridades! Não tem outro jeito. Além disso, um efeito colateral de finalmente se livrar de toda a gordura abdominal em excesso é que a sua barriga irá achatar, e se você perder gordura da barriga o suficiente, você será capaz de ver aquele tanquinho que todo mundo deseja.

Então, o que remove a gordura abdominal extra, incluindo a gordura visceral?

Abdômen - Fisiologia

Há mesmo uma solução REAL por trás de todas as farsas e modismos que você vê em anúncios e comerciais para produtos "milagrosos" para a perda de gordura?

A primeira coisa que você precisa entender é que não há NENHUMA solução rápida. Não há pílulas ou suplementos de nenhum tipo que o ajudarão a perder sua gordura abdominal rapidamente. Além disso, nenhum dos aparelhos para a perda de peso o ajudarão a perder gordura abdominal. Você não pode reduzir localmente a sua barriga usando esses aparelhos inúteis. As coisas simplesmente não funcionam dessa forma.

A única solução para perder consistentemente a sua gordura abdominal e mantê-la longe de uma vez é combinando uma dieta nutritiva, cheia de alimentos naturais não processados com um programa de exercícios estratégicos propriamente desenvolvidos que estimulam as respostas hormonais e metabólicas necessárias dentro de seu corpo. Tanto o seu consumo alimentar quanto o seu programa de treinamento são importantes se você quiser fazer isso direito.

Na verdade, eu vi um estudo em particular que dividiu milhares de participantes em um grupo que fez apenas dieta e um grupo que fez dieta e exercícios combinados. Embora ambos os grupos deste estudo tenham feito um bom progresso, o grupo que fez apenas dieta perdeu significativamente MENOS gordura abdominal do que o grupo de dieta e exercícios combinados.

Agora, o mais importante é notar que apenas um programa velho de exercícios não será o suficiente. A maioria das pessoas que tentam entrar em uma boa rotina de exercícios NÃO malha de modo eficaz o suficiente para realmente estimular a perda da gordura abdominal teimosa. Eu vejo isso todos os dias na academia.

A maioria das pessoas faz rotinas de exercícios aeróbicos chatos e ineficazes, colocam um pouco de treinamento de peso ultrapassado para partes do corpo, e finalizam com algumas abdominais, e acham que estão fazendo algo útil para reduzir sua gordura abdominal. Depois, elas ficam frustradas após semanas ou meses sem resultados e se perguntam o que fizeram de errado.

Bem, a boa notícia é que eu passei mais de uma década pesquisando este tópico, analisando a ciência e a aplicando na prática comigo mesmo e com milhares de clientes meus do mundo todo para ver o que funciona para realmente estimular a perda de gordura abdominal.

De acordo com a minha pesquisa, dois dos aspectos mais importantes para se livrar da gordura visceral são:

1. O uso de formas de alta intensidade de exercícios e treinamento de resistência para o corpo todo. Exercícios aeróbicos de baixa intensidade simplesmente não são tão eficazes para remover a gordura visceral em particular. Exercícios de alta intensidade, como treinamentos de intervalos, corridas (a pé ou de bicicleta), e treinamento de peso com o corpo todo são muito eficazes para ajudar a melhorar a habilidade de seu corpo para gerenciar a glicose e aumentar a sensibilidade à insulina, um passo crucial para remover a gordura visceral.

Abacate - Gordura Saudável

Esses tipos de rotinas de exercícios de alta intensidade também são muito eficazes para aumentar seus hormônios de queima de gordura e para criar um ambiente hormonal condutivo para queimar a gordura abdominal, incluindo a gordura visceral.

2. Além disso, é muito importante manter o açúcar do sangue sob controle para ajudar a restaurar a sensibilidade à insulina através da nutrição certa. Isto significa reduzir muito os açúcares e amidos refinados em sua dieta (incluindo a eliminação completa de qualquer uso do terrível xarope de milho rico em frutose!) e focar mais a sua dieta em gorduras saudáveis (como abacates, castanhas, sementes, gordura de coco, azeite de oliva, manteiga orgânica, ovos orgânicos, peixes gordurosos e óleos de peixe, etc.), além de aumentar o consumo de proteínas e fibras. A dieta padrão recomendada pelo governo, que contém um consumo absurdamente grande de grãos NÃO é condutivo para controlar o açúcar no sangue e reduzir a gordura visceral!

Reduzir os grãos de sua dieta e conseguir mais carboidratos de vegetais e frutas ricas em fibras, como as bagas, pode ajudar muito a resolver este problema.

Outra dica importante está na próxima página para ajuda-lo especificamente a perder a gordura abdominal (e a gordura visceral)

Descubra uma “classe” específica de vegetais que COMBATE a gordura abdominal (como contra-atacar os xenoestrogênios para reduzir a gordura da barriga e a gordura visceral)


Próxima Página